Ciclos Avaliativos / Gestão de Pessoas
A Avaliação da Gestão de Pessoas na Universidade de Brasília teve por objetivos identificar as principais práticas e instrumentos de gestão adotados na Instituição e avaliar o nível de integração dessas práticas com a política da Universidade.
A pesquisa teve como público alvo os gestores de todas as unidades acadêmicas e administrativas integrantes do Sistema de Planejamento da UnB, sendo realizada por meio de resposta a questionário específico.
O questionário foi elaborado com a participação de integrantes da antiga Secretaria de Recursos Humanos da UnB e validado por um grupo de foco constituído por especialistas da própria Instituição.
Participantes do ciclo avaliativo da gestão de pessoas
Coordenação:
Equipe CEAG
- Paulo Calmon – Pesquisador do CEAG e Professor do IPOL e do PPGA
- Marcelo Quirino – Pesquisador do CEAG e professor da Engenharia da Produção/FT
- Rondon Andrade – Pesquisador do CEAG
- Nair Miranda – Pesquisadora do CEAG, economista da UnB
- Talita de Souza Cavalcanti – Pesquisadora do CEAG, psicóloga
- Juliana Freitas – Pesquisadora do CEAG, psicóloga
Pesquisador convidado: Pedro Paulo Murce Meneses – Professor do Departamento de Administração/FACE
Equipe Administração Superior da UnB (antiga Secretaria de Recursos Humanos)
- Afonso de Souza
- Ademilde
- Alexandra
- Ana Lídia
- Anali
- Brasil
- Claudio Cavalheiros
- Glaucia
- Guimarães
- Maria Angela Soares
- Masanobu Sato
- Suely Rodrigues
Participantes do Grupo de Foco
- Egmar Rocha (CDT)
- Lourival Milhomem Filho (FACE)
- Valdeci da Silva Reis (IG)
- Vanderlei Crisostomo Valverde (IREL)
Equipe CESPE
- Elisete Rodrigues de Souza
- Eric de Oliveira Campos
- Fabiana Queiroga
- Jorge Amorim Vaz
- Maria Osmarina do E. S. Oliveira
- Tatiane Luzia de Souza
- Rosalina Pereira (Tuca)
Gestores das unidades participantes da avaliação da gestão de pessoas
Sigla | Gestor | Sigla | Gestor |
---|---|---|---|
Unidades Acadêmicas | |||
FAC | David Renault da Silva | FACE | Tomás de Aquino Guimaraes |
FAU | Andrey Rosenthal Schlee | FAV | Ricardo Titze de Almeida |
FCE | Diana Lúcia Moura Pinho | FD | Ana Frazão de Azevedo Lopes |
FE | Inês Maria Pires de Almeida | FEF | Jonatas de França |
FGA | Alessandro Borges de Souza Oliveira | FM | Paulo César de Jesus |
FS | Francisco de Assis Rocha Neves | FT | Humberto Abdalla Júnior |
FUP | Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril | IB | Sônia Nair Bao |
ICS | Gustavo Sérgio Lins Ribeiro | IDA | Suzete Venturelli |
IE | Noraí Romeu Rocco | IF | Antônio Cleves Nunes Oliveira |
IG | Paulo Roberto Meneses | IH | Estevão Chaves de Rezende Martins |
IL | Maria Luisa Ortiz Alvarez | IP | Maria Ângela Guimarães Feitosa |
IPOL | Marilde Loiola de Menezes | IQ | Maria Lucília dos Santos |
IREL | Eiiti Sato | ||
Centros | |||
CDS | Elimar Pinheiro do Nascimento | CDT | Luís Afonso Bermúdez |
CEAD | Athail Rangel Pulino Filho | CEAM | Ana Maria Nogales Vasconcelos |
CEDOC | José Carlos Andreoli | CEPLAN | Alberto Alves de Faria |
CEFTRU | José Matsuo Shimoishi | CEPPAC | Lucio Remuzat Renno Junior |
CESPE | Joaquim José Soares Neto | CET | Neio Lucio de Oliveira Campos |
CETEC | Monica Molina | CIFMC | Álvaro Ferraz |
CIORD | Jorge Madeira Nogueira | CME | Francisco Assis Lima |
CPAB | Jaime Gonçalves de Almeida | CPCE | Armando Bulcão |
CRAD | José Roberto | DATAUNB | José Ângelo Belloni |
Unidades Administrativas | |||
DAC | Rachel Nunes da Cunha | DAF | Pedro Murrieta Santos Neto |
DEG | Márcia Abrahão Moura | DEX | Wellington Lourenço de Almeida |
SECOM | Luiz Gonzaga Figueiredo Motta | AUD | José Avelar dos Santos |
INT | Ana Flávia Granja e Barros | PJU | David Monteiro Diniz |
PRC | Silvano da Silva Pereira | SAA | Arnaldo Carlos Alves |
SPL | Hélio Marco Neiva | SRH | Afonso de Souza |
SEI/ SGP | José Augusto Abreu Sá Fortes | ||
Órgãos Complementares | |||
BCE | Sely Maria de Sousa Costa | CPD | Marcelo Ladeira |
EDU | Norberto Abreu e Silva Neto | FAL | José Mauro da Silva Diogo |
HUB | Gustavo Adolfo Sierra Romero |
As entrevistas foram realizadas por uma equipe de estudantes de graduação selecionados pelo CESPE e capacitados pelas equipes do CEAG e do CESPE.
Entrevistadores
Entrevistadores | |
Akpaulai Timothée Bezalel Konan | Arthur de Oliveira Corrêa |
César Ribeiro da Silveira | Cris Hellen Xavier Carvalho |
Diogo Ribeiro da Fonseca | Gregório De Sordi Gregório |
Heidmilene Gonçalves Rocha | Isabela Andrade Ribeiro |
Isabela de Macedo Soares | Josimar dos Santos Fernandes |
Juliana de Sales Freitas | Larissa Pimenta de Andrada |
Laryssa Gabrielle Oliveira Silva | Lígia Cubel Queiroz Gonçalves |
Luciana Carvalho Oliveira | Márcia Aparecida Carneiro Santana |
Marcos Calebe P.B. Barcellos | Naiana Paula Tavares Gomes |
Rafael Villela Macedo | Rayanne Kely Alves Ferreira |
Rodolfo Sales Parente | Rose Samtra Guedes Zahn |
Samara Monteiro Pereira | Samuel Edem Leite da Silva |
Sílvia Regina Portela de Souza | Talita de Souza Cavalcanti |
Procedimentos Metodológicos
O grupo de entrevistados nas unidades acadêmicas e administrativas foi designado pela direção de cada unidade, a partir de solicitação da Reitoria, que requereu a indicação de gestores com experiência e expertise na área de gestão de pessoas.
O Questionário de avaliação da gestão de pessoas na UnB foi estruturado em seis focos e dimensões:
- Plano de carreira dos técnico-administrativos
- Programa de Capacitação dos docentes
- Programa de Dimensionamento das necessidades institucionais
- Programas de Avaliação de Desempenho
- Outros Programas de Apoio ao Servidor
- Gerência de Processos e Indicadores de Resultados
Após a aplicação dos questionários, os dados foram compilados pelo Cespe e validados pela equipe do CEAG depois de efetuar uma análise crítica.
A análise técnica dos dados foi realizada pe
Principais resultados da pesquisa sobre Gestão de Pessoas
Instrumentos de planejamento utilizados na Gestão de Pessoas
- 58,1% dos entrevistados não tinham conhecimento sobre o PDIC – Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos técnicos.
- Cerca de 60% dos entrevistados utilizavam o PAA – Plano Anual de Atividades e o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional como base para as decisões relativas à gestão de pessoas na Unidade
- Foram encontrados indícios de que grande parte das unidades desconheciam o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos técnicos (PDIC), que é o instrumento central para gestão de pessoal técnico administrativo em educação nas universidades, e não o associavam ao planejamento institucional.
Integração das ações de capacitação dos servidores técnico administrativos aos planos de capacitação da unidade acadêmica ou administrativa a que estavam vinculados
- Apenas 30 % das Unidades integravam adequadamente as atividades de capacitação dos servidores técnico administrativos em educação (TAE) aos seus planos de capacitação.
- Havia indícios de que uma parcela significativa das atividades de capacitação das Unidades eram implementadas sem conexão com o plano institucional de capacitação.
Atividades de capacitação dos servidores docentes – nos 12 meses anteriores à pesquisa
- Apenas 24% das Unidades que desenvolviam atividade docente não eventual vinculavam adequadamente ao seu planejamento um Programa de Capacitação Docente.
- Apenas uma unidade acadêmica com atividade docente não eventual ofereceu Programa de Atualização Pedagógica para 90% ou mais dos seus docentes nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Fixação de servidores técnico administrativos e docentes
- 50% dos técnico-administrativos e 96% dos docentes concursados permaneciam na Universidade 3 anos após o ingresso na UnB.
Avaliação de Desempenho
- 45,2% das unidades entrevistadas consideraram que a avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos era ineficaz, pois “resulta em ações de controle apenas ou não é utilizada para fim algum (apenas se cumpre o procedimento institucional)”
- 28,3% das unidades acadêmicas consideram que a avaliação de desempenho dos docentes “resulta na proposição de ações de alteração do contexto de trabalho e/ou no desenvolvimento profissional e pessoal”, ou seja, quase ¾ dos entrevistados acreditava que a avaliação dos docentes era ineficaz.
Segurança no Trabalho
- 45,2% das unidades afirmaram que as ações do Programa de Segurança no Trabalho em sua Unidade não contemplavam nenhum dos 3 níveis de exigência legal (análise de risco ambiental, cumprimento das normas técnicas do Ministério do Trabalho e da ABNT e alocação de recursos para implementação das recomendações técnicas)
Adequação dos Procedimentos Gerenciais de Gestão de Pessoas
- 56,4% das unidades entrevistadas acreditava que os procedimentos gerenciais de gestão de pessoas existentes atendiam às necessidades, embora houvesse espaço para melhorias.
- 38,7% entendiam que os procedimentos na área avaliada atendiam parcialmente ou não atendiam às necessidades das unidades, identificando que seriam necessárias ações urgentes voltadas à melhoria.
MCDA na Avaliação de Gestão de Pessoas
Avaliação da Gestão de Pessoas na UnB – Pontuação média e nos 6 Focos
FOCO 1 – Plano de Carreira dos TAE (PDIC) |
FOCO 2 – Programa de Capacitação dos Docentes |
FOCO 3 – Programa de Dimensionamento das Necessidades Institucionais |
FOCO 4 – Programas de Avaliação de Desempenho |
FOCO 5 – Outros Programas de Apoio ao Servidor |
FOCO 6 – Gerência de Processos e Indicadores de Resultados |
Sugestões e Recomendações
A análise evidenciou que na UnB há significativo espaço para melhoria na área de gestão de pessoas. A equipe de pesquisa apresentou as seguintes sugestões e recomendações.
- Reestruturar a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) com o aporte de maior número de profissionais, para que coordene efetivamente todas as atividades da área de gestão de pessoas.
- Lotar nas unidades acadêmicas e administrativas pessoas capacitadas a: fazer a interação unidades-SRH, evitar a dispersão de esforços e estabelecer condições para o desenvolvimento de uma nova postura institucional na área da gestão de pessoas.
- Centralizar as ações referentes à gestão de pessoas em um único decanato – Isso inclui a gestão de docentes, técnico-administrativos e terceirizados – além dos programas relativos à segurança do trabalho, à saúde dos trabalhadores e às atividades de capacitação.
- Criar a Câmara de Gestão de Pessoas, que seja responsável pelo estabelecimento e acompanhamento de políticas, programas e ações na área.
- Desenvolver atividades que sensibilizem os dirigentes de todas as unidades da Universidade sobre o tema gestão de pessoas, tornando clara a sua importância estratégica para a UnB.
- Capacitar e conscientizar os responsáveis pela gestão de pessoas nas unidades, fortalecendo o caráter estratégico da área e ressaltando a importância de um planejamento cuidadoso das atividades.
- Manualizar e normatizar todos os principais processos gerenciais relativos à gestão de pessoas na Universidade, atribuindo à Câmara de Gestão de Pessoas a responsabilidade pela sua avaliação e aprovação, em caráter preliminar.
- Integrar ao planejamento da Universidade todas as atividades relacionadas à gestão de pessoas, incluindo a contratação de docentes e técnicos. O objetivo é que o PDIC e o PDI sejam plenamente integrados e o planejamento da gestão de pessoas seja considerado parte fundamental do planejamento estratégico da Universidade.
- Desenvolver sistema de apoio à decisão na área de gestão de pessoas que subsidie a elaboração e atualização anual do PDIC. O sistema deverá ser informatizado e manualizado e deverá ter equipe de capacitação e apoio que garanta sua implementação. O PDIC deve seguir não apenas as normas fixadas em lei, mas também contemplar o planejamento de todas as ações de qualificação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Dada a necessidade de imediata implementação, a UnB pode se valer da experiência de outras IFES que já desenvolveram sistemas e procedimentos equivalentes e que incluem os seguintes elementos:
- Módulo de Identificação de Dados Funcionais – Levantamento das informações funcionais básicas relativas a todos os servidores da unidade, incluindo docentes, TAEs, colaboradores, colaboradores eventuais e terceirizados.
- Módulo de Atividades – Levantamento das principais atividades e responsabilidades dos servidores, detalhando, de forma especial, as ações e rotinas administrativas e gerenciais.
- Módulo de Competências – Levantamento das principais competências requeridas para o desempenho das atividades importantes para o funcionamento da unidade.
- Módulo de Capacitação – Levantamento das atividades de capacitação já realizadas, bem como de novas demandas de capacitação, identificando áreas mais requeridas de cada unidade.
- Aperfeiçoar os sistemas informatizados de apoio aos processos gerenciais na área de gestão de pessoas e integrar esses sistemas ao de apoio à decisão mencionado no item anterior.
- Desenvolver programas de: (i) Capacitação Gerencial ; (ii) Iniciação ao Serviço Público e (iii) Educação para Aposentadoria. Tais programas devem ser acessíveis a todos os servidores (docentes e TAEs) da Universidade. Deve ser considerada a possibilidade de desenvolver esses programas com técnicas de ensino semi-presencial ou à distância, permitindo que todos participem dessas atividades independente da disponibilidade de tempo.